Vitaminas podem curar problemas de visão?

Certamente, você já ouviu falar que o consumo de cenoura faz bem para a visão. De fato, o vegetal contém uma grande quantidade de betacaroteno e vitamina A, importantíssimos para a saúde dos olhos. O mesmo vale para as vitaminas C e E, e para a luteína e a zeaxantina. Estes nutrientes são fundamentais, não só para a visão, mas para todo o corpo e é importante consumi-los na medida certa.

De fato, eles auxiliam o sistema de defesa e podem ajudar a prevenir doenças oculares, como DMRI e catarata, e a manter a visão saudável. No entanto, o consumo de vitaminas por si só não é capaz de curar problemas de visão. Diante de qualquer alteração, é importante consultar um médico oftalmologista, para que ele possa avaliar o quadro e orientar quanto ao tratamento mais adequado.

Como obter estes nutrientes?

Tudo em excesso faz mal e com as vitaminas não é diferente. De modo geral, a quantidade diária adequada pode ser obtida por meio da alimentação, que deve ser equilibrada, dando preferência a alimentos naturais. A suplementação é indicada somente para casos específicos e nunca deve ser realizada sem orientação profissional, pois o consumo inadequado e excessivo pode causar prejuízos à saúde.

E lembre-se: visitar seu oftalmologista regularmente ainda é a melhor forma de prevenir doenças oculares!

“De modo geral, a quantidade diária adequada pode ser obtida por meio da alimentação, que deve ser equilibrada, dando preferência a alimentos naturais.”

Fonte: Revista Veja Bem | 32 | ano 09 | 2021