Catarata
A cirurgia de catarata é a única opção para recuperação da capacidade visual. O procedimento pode, ainda, auxiliar na correção de erros refrativos, como astigmatismo, miopia e hipermetropia.
A cirurgia de catarata é a única opção para recuperação da capacidade visual. O procedimento pode, ainda, auxiliar na correção de erros refrativos, como astigmatismo, miopia e hipermetropia.
O principal objetivo da visita periódica ao oftalmologista é prevenir doenças capazes de causar a perda da visão. Ela deve ser realizada anualmente e em caso de fatores de risco, como histórico de glaucoma na família, esse intervalo deve ser menor.
O exame cuidadoso dos olhos, realizado por um oftalmologista, é capaz de detectar o glaucoma e tratar precocemente, aumentando as chances de evitar a perda da visão.
O acompanhamento médico é o primeiro passo para se obter o diagnóstico precoce, tão importante para esses casos. Estudos conduzidos por mais de 30 anos dão evidências de que a realização do tratamento reduz o risco de perda visual em mais de 90% dos casos. Todavia, a perda visual causada pela doença é irreversível e, por isso, não se deve aguardar que surjam os primeiros sintomas visuais para buscar ajuda médica.
Oftalmopediatria é a especialidade dentro da oftalmologia que cuida das crianças. Toda criança, ao nascer, deve realizar o Teste do Olhinho, nas primeiras semanas de vida, para afastar doenças com potencial alto de causar cegueira, como catarata congênita, glaucoma congênito, opacidades na córnea, tumores intraoculares, etc. Uma segunda avaliação deve ser realizada entre 6 meses - 1 ano de vida para realização de um exame oftalmológico mais detalhado, no qual podemos observar, além dessas doenças mencionadas acima, graus que possam comprometer o desenvolvimento visual da criança, assim como outras lesões no fundo de olho. Após essa avaliação inicial, recomenda-se consulta de rotina anual para acompanhamento refracional e detecção precoce de qualquer anomalia Estrabismo é a área da oftalmologia que diagnostica e trata os desvios oculares ou desalinhamentos dos olhos.
O ceratocone é uma doença que afeta a córnea – parte transparente do olho –, deixando-a mais fina e menos resistente. Com a pressão intraocular constante sobre ela, ocorre uma modificação na espessura e formato, que adquire uma aparência “pontiaguda”, de cone.
Plástica Ocular ou oculoplastica é a área dentro da oftalmologia que cuida das estruturas que protegem o olho, pálpebras, sobrancelhas, vias lacrimais e órbita. A plástica ocular trata doenças que acometem a região periocular, incluindo tumores palpebrais, xantelasma, ptose palpebral, entrópio, ectrópio, dermatocalase e obstrução de vias lacrimais.
10 médicos especialistas que trabalham em conjunto para promover saúde ocular com qualidade, ética e responsabilidade.