Aulas on-line e a saúde dos olhos

O programa “Brasil que Enxerga”, desenvolvido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e que tem como principal objetivo levar orientação e saúde ocular a todo o Brasil, realizou
sua primeira live – apresentação ao vivo transmitida através das mídias sociais – que abordou o tema “Aulas on-line e a saúde dos olhos”. O assunto foi selecionado devido à mudança causada pelo isolamento social em nosso cotidiano e nas tarefas diárias dos brasileiros. Com as aulas suspensas, toda a atenção se voltou para a possibilidade de se continuar os estudos em cursos, escolas e faculdades, de forma virtual.

As crianças da atual geração nasceram envoltas em um mundo muito mais tecnológico, o que reflete não somente na saúde ocular, como também em seu comportamento. Como especialista e mãe de duas crianças, Dra. Luciana Moraes fala com propriedade sobre as dificuldades que surgem com esse contato próximo das crianças com a tecnologia, desde tão cedo. Quando falamos em telas, nos referimos tanto a telas menores, como celulares e tablets, que às vezes podem parecer menos danosas aos olhos; quanto às maiores, como televisões e telas de computadores e notebooks. De acordo com a médica, o problema mais comentado, e o principal medo das mães quando falamos da exposição a telas, é a miopia.

A miopia está relacionada ao uso excessivo de telas, como demonstrado em diversos artigos científicos sobre o tema, devido ao fato da criança, que faz uso excessivo de telas como celulares e computadores, não se expor ao sol com frequência. “A exposição solar incentiva a produção de dopamina, substância que controla o crescimento ocular, evitando que se torne um olho alongado e desenvolva a miopia”, afirmou a especialista. Segundo a Dra. Luciana Moraes, algo que ainda não foi totalmente comprovado é a exposição a atividades que usem a visão para perto, não utilizando a visão à distância.

O que alguns estudos indicam é que, nesse caso, o olho se alonga, pois a imagem é formada através de uma pupila mais dilatada. Quando isso ocorre com muita frequência, o olho tenta se adaptar e cresce, desenvolvendo também a miopia. A pupila está mais dilatada em ambientes
internos, com pouca iluminação, pois se abre para captar mais luz, por isso a relação. “Devemos olhar para o tempo de exposição às telas, mas estamos em um momento diferente. As crianças já utilizavam o celular para brincar e falar com amigos, e agora, com aulas on-line, esse tempo de tela aumentou ainda mais”, informou a Dra. Luciana Moraes.

“Devemos olhar para o tempo de exposição às telas, mas estamos em um momento diferente. As crianças já utilizavam o celular para brincar e falar com amigos, e agora, com aulas on-line, esse tempo de tela aumentou ainda mais.”

 

Fonte: Veja Bem|27|ano 08|2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *